3.9.08

início do gabarito e seguro da obra

Hoje a manhã foi movimentada.
Do projeto, conferi o eixo da catenária plena para delimitar o gabarito e acompanhei as medidas com o mestre Francisco.



Tiramos os exatos 15cm de largura. Foi a primeira vez que essa medida foi tomada de fato a partir do muro real (a partir do trecho descascado, do lote vizinho). Antes, ela constava apenas na escritura e na estimativa do levantamento. Isso é ótimo, pois indica que não precisaremos ajustar os eixos definidos no projeto. Os eixos serão puxados só amanhã, mas hoje o quadro delimitando o entorno da casa deve ficar pronto. Estão trabalhando nisso o carpinteiro Júnior e o ajudante Marcos.



Também estavam lá logo cedo o eletricista João com ajudante, retocado a caixa que deve receber a ligação de eletricidade ainda hoje. Conheci ainda o encarregado Cesário, filho do mestre Francisco, que deverá ser a presença mais constante na obra.

Então, recebemos o inspetor da seguradora, que preencheu um questionário (estranho, pois todas as mesmas informações já haviam sido enviadas por fax); aproveitei a ocasião a presença da pessoa do seguro para conversar com os vizinhos laterais da obra. Foi a primeira conversa oficial com os vizinhos (antes de começarem as estacas). Será bom conversar também com os vizinhos do fundo e da frente. Interessante que esse empenho não parta da seguradora (depois entendi: eles cobre apenas o que tiver sido levantado. Se não levantam, não cobrem...) Assim, o inspetor não fez muita questão de me acompanhar às visitas aos vizinhos da frente e dos fundos, mas não me proibiu de fazê-las e de encaminhar as fotos. Tenho que resolver isso antes de segunda-feira, quando devem mesmo começar as estacas.
Até a hora do almoço, não tínhamos recebido a pedra que ficou faltando ontem.

Nenhum comentário: