9.9.08

esperando as estacas

Hoje passei pelo terreno apenas pela manhã bem cedo. Estava chovendo um pouco. O fator meteorologia será um dado importante, principalmente no início da obra e considerando os meses de chuva que vêm aí.

Estava no terreno o ajudante Marcos, que com o encarregado Cesário (filho do mestre Francisco e futuro responsável principal pela mão de obra) consumaria hoje a ligação elétrica da casinha. Os dois também ficaram de colocar os tapumes para proteger o terreno do vizinho da esquerda.

Durante o restante da manhã, fiz uma pesquisa rápida de piso para as áreas molhadas (o nível da laje do térreo dependerá do material de acabamento).

No início da noite, consegui me reunir com o engenheiro Ricardo para conversar sobre os ajustes do projeto após a revisão da primeira entrega. Tratamos principalmente da escada (que foi desenhada espelhada na última entrega; tirei dúvidas que tinha do engastamento da viga metálica no baldrame, também em função da laje do térreo ter "subido" até 30cm desde que passou a ser considerada estrutural) e da viga de amarração da cobertura, que foi entregue com 28cm de altura quando só poderia ter 15cm (em funcão do gabarito total de 6m da casa).

Amanhã cedo, terei um encontro com o mestre Francisco para planejar os próximos passos no canteiro, que deve passar por alguns dias de espera até que chegue a etapa das estacas.

Nenhum comentário: