15.10.09

impermeabilização com chocolate



Hoje, no meio de um monte de assuntos sérios e definições (liberação de espaço de trabalho para pintura, medição de vãos para fabricação das janelas, marcação dos rodapés para quebra com Joel, fechamento da compra do portão da garagem, tentativa de cotação dos rufos, compra de material de pintura, lixa para acabamento e de mais cimento para a proteção mecânica da impermeabilização, convocação do Ronne encanador para instalar a bacia no wc de serviço - que funcionará como canteiro de obras; convocação do serralheiro para remover a grade do vizinho da esquerda - para que o Seu Bahia possa rebocar o muro - e detalhamento dos vitrôs da frente da casa, também com o serralheiro), enfim, com tudo isso, fizemos uma pausa logo depois do almoço para um teste que eu tinha idealizado desde que vi pela primeira vez a equipe de impermeabilização trabalhando: o fogo do maçarico derrete a manta asfáltica e o impermeabilizador passa a colher no asfalto mole alisando a junta na sobreposição que emenda um pedaço de manta no outro.

Fiquei pensando se não seria possível fazer a mesma coisa para cobrir um bolo com chocolate. Comentei a idéia com o Jesuíno, impermeabilizador especialista em manta, que topou fazer o teste. De manhã cedo encomendei o bolo e, no começo da tarde, então, o teste foi feito e deu muito certo! Pensei que o bolo fosse queimar com a chama gorda do maçarico, mas não. Com o maçarico e uma faca (em vez da colher habitual), Jesuíno conseguiu cobrir o bolo com a mesma familiaridade com que fez a manta nos cinco lances de abóboda do telhado.

O maçarico e a colher são as ferramentas básicas do impermeabilizador. Para realizar o serviço, a empresa deixa na obra o gás, mas o maçarico quem carrega é o impermeabilizador. Cada um tem o seu.




Nenhum comentário: