3.10.08

fim das estacas!


O ajudante Cícero , sem ajuda de ninguém, continuou a escavação e remoção da lama.


máquina do bate-estaca descansa na lama ao fim do trabalho.

Hoje as escavações e remoção de lama prosseguiram. As armações não foram depositadas ainda nas valas devido a algumas dúvidas quanto aos níveis da fundação, que ficaram de ser tiradas na reunião com o engenheiro no final do dia.

Enquanto isso, após a confecção de outras duas estacas de 11m, tivemos esta etapa concluída, totalizando 43 estacas e 480m perfurados. (7 estacas de 12m e o restante de 11m). A máquina deve ser removida do terreno durante o sábado ou na segunda-feira.

De modo geral, não recomendaria o trabalho da empresa Batra Fundações. Idelson, o chefe da equipe que atuou na obra, raramente chegava cedo para o serviço (deixando mesmo de vir em dias próximos ao final de semana; cheguei a brincar que a obra estava parecendo o congresso nacional). O único funcionário realmente comprometido com o trabalho foi o João. (O José deixou de aparecer também algumas vezes). Daí a etapa das estacas terem durado quase 20 dias!

Pretendo pensar e discutir com colegas sobre que tipo de atitude o arquiteto pode tomar em situações dessa, já que não penso que o profissional deva ser uma espécie de bedel dos funcionários, principalmente daqueles que atuam nas obras complementares.

Nenhum comentário: