24.1.09

de 23/01 - breve panorama

Hoje, depois de começar a manhã resolvendo com sucesso alguma diplomacia com vizinhos, tivemos algumas ausências fundamentais na obra. Seu Francisco mestre e o encarregado Cesário, que ainda não aterrissou para valer em 2009. Será preciso traçar um plano para o trabalho andar. Por hoje, nem me animei para tirar fotos.

Da minha parte, preciso avançar alguns desenhos. Para isso, faz-se urgente retomar uma relação com o escritório autor do projeto de estruturas ou com algum outro. O ideal seria retomar com o mesmo, já que eles são especialistas na estrutura adotada (abobadas em alvenaria) para a cobertura.

Da parte do Seu Francisco e do Cesário, seria necessária uma presença mais regular na obra. Os ajudantes estão muitas vezes sem orientação alguma. Na sexta-feira, o Cícero e o Dez montaram toda a fôrma de um dos pilares, mas preferiram não concretar com receio de cometerem algum erro no nivelamento. Por mais que o Cesário esteja com problemas pessoais, precisamos da presença de alguém no canteiro. As fôrmas das vigas de cobertura ainda não começaram seuquer a ser feitas.

Talvez estejamos precisando, todos nós, de uma nova data limite (anterior à do final do contrato) que nos direcione ao trabalho com objetividade. Vou sugerir de agendarmos a concretagem das vigas da cobertura para ver se com isso conseguimos dirigir os esforços agora dispersos.

Deixo registrado este desabafo porque sei que, dando uma puxada no ritmo, temos totais condições de cumprir os prazos de finalização dessa parte estrutural. Estou aprendendo muito com essa experiência. E surpresa de como as necessidades surgem confirmando ou não o cronograma imaginado anteriormente. No momento, começo a pensar com mais objetividade na solução para a caixilharia toda; assim que o contato com o calculista for retomado (principalmente e função da abóboda plena), este será o próximo passo.

Nenhum comentário: