25.12.08

visita à obra no Natal

imagens da estrutura sem as fôrmas laterais e com resíduos da tempestade que derrubou muitas árvores no bairro na noite de Natal







17.12.08

rosa da obra


da roseira mais alta que já vi, que cresceu entrelaçada aos galhos de uma das árvores do jardim.

Nos próximos dias, até 20/12, haverá cura da laje e remoção das fôrmas laterais das vigas, com mão-de-obra reduzida. O trabalho normal só será retomado agora em 2009, no dia 5/1.

16.12.08

concretagem da laje do superior!

Adrenalina!

A bomba e o caminhão chegaram potualmente e a concretagem começou. Com Wal fazendo a elétrica, Jesuis! Deu tudo certo! Estavam na obra Cesário, Francisco Bahia, Tonho, Marcos, Dez, Wal (da elétrica) Ronne (hidráulica) e três funcionários da concreteira + empresa da bomba + eu.

Observações: algumas fôrmas abriram, provocando pontos de vazamento do concreto! (no vizinho lado leste) e um entortamento de algumas vigas, que tiveram reforço no escoramento. Depois juntamos tudo, sufoco!!!!! Deu + uns 3 ou 4 carrinhos de juntações! Tb peguei na colher, legal participar! A concretagem durou a manhã toda, só faltou um pouquinho!

No final, caiu uma chuvinha ideal para curar. Me despedi de Cesário e Marcos, que não voltam mais esse ano.





































caminhões e bomba posicionados



Seu Francisdo Bahia preparando a laje




Wal trabalhando nos ajustes finais e o concreto se aproximando!

+concretagem


o condreto utilizado nesta concretagem, com bomba de 3", foi feito com pedriscos, em vez de pedra 1. A consistência mais líquida dispensou o vibrador.



Tonho recuperando o concreto perdido...




escorando a fôrma



laje com eletrodutos para quadro do superior

15.12.08

hidráulica e retoques



Ronne furando e minha mão ajudando a prender o cano passado pelo furo



tubulaçao de água cinza da prumada oeste


esgoto que irá correr pelo forro (parede oeste)

Enquanto o Ronne colocava os canos a partir do térreo (saídas esgoto+cinza e tubulações fria+quente+reúso), de cima da laje, corrigi eu mesma um trecho de conduíte (que iria atrapalhar a passagem de canos), que difícil! A mangueira enrola toda! Só no final comecei a pegar o jeito!

De resto, tudo pronto para a concretagem, nem havia mais ninguém trabalhando no final da tarde, exceto o Ronne, quando passei de lá.

Na verdade, fazendo uma última inspeção, encontrei mais algumas coisas p/ arrumar de elétrica! (escada, conduíte onde passa cano lavabo) que teremos que ver amanhã cedo (pessoal da elétrica) antes da concretagem.

detalhes


trecho de conduíte que levei 30 minutos para modificar sozinha



furo de iluminação tampado por baixo



proteção para evitar concreto no terreno vizinho durante a concretagem

14.12.08

domingo elétrico!


quadro saindo para o térreo



superior - chegada dos conduítes do quadro do térreo



percurso dos eletrodutos até subida do quadro do superior



Wal e Nivaldo trabalhando


Passei manhã e tarde do domingo na obra acompanhando o trabalho de instalação elétrica na laje; foi preciso até comprar um rolo extra de eletroduto. Surgiram algumas adaptações em relação ao projeto do engenheiro, que foram registradas no papel conforme as mudanças iam acontecendo.

elétrica da laje "quadro a quadro"

de leste a oeste, com algumas emendas + vista geral







13.12.08

elétrica da laje



Hoje o trabalho de elétrica prosseguiu com o início da colocação de caixinhas e passagem de eletrodutos. Trabalharam nisso Wal, pela manhã, (foto) e Wellerson à tarde.

12.12.08

furações de elétrica e fôrmas



Hoje avançou a furação dos pontos de luz na laje (na foto acima, furo já com fôrma por baixo, para concretagem) e o trabalho com as fôrmas das laterais das vigas.

Abaixo, painéis do mezanino


11.12.08

mais preparos para a laje

Hoje foram feitos os primeiros furos de elétrica, ainda um pouco desajeitados. Será necessário, de todo jeito, algum acabamento na face aparente dos painéis.

Houve também a continuação do trabalho de confecção e posicionamento das fôrmas.

fotos: sequência de furação (da marcação ao furo pronto); confecção e posicionamento das fôrmas







10.12.08

início da elétrica + hidráulica

Hoje, continuou a suspensão dos painéis treliçados (na foto, Marcos e Seu Francisco "Bahia" na laje, Tonho e Dez no chão) e a execução das fôrmas laterais das vigas.

À tarde, os eletricistas Wal e Wellerson apareceram para começar o serviço. Foi realizada a locação de furos nos painéis. O encanador Ronne também apareceu na obra e liberou a confecção das fôrmas das vigas sobre o lavabo (que, segundo ele, não prejudicará a coocação dos canos mais adiante).