linhas de escoramento das vigas, novos pilares e detalhes do reforço sob muro vizinho (com blocos de concreto).
14.11.08
13.11.08
muro vizinho
12.11.08
escoramento de viga do superior
11.11.08
primeiros pilares
Primeiras imagens dos pilares após a desforma! Algum retoque será necessário nos cantos, para corrigir as imperfeições. Ainda estudaremos como fazer isto.
Foto4 - Cesário montando ferragem de pilar, na mesa que ele construiu.
No final do dia, as ferragens e fôrmas de mais dois pilares estavam montadas (foto5).
contrapiso concretado
10.11.08
concretagem do contrapiso III
A semana começou com a concretagem do restante do contrapiso, que aconteceu após horas de atraso. Nas fotos 3 e 4, chão preparado com brita, plástico e tela no último sábado.
Enquanto o caminhão não vinha, (estava marcado para 7h e chegou às 11h), conferimos os espaçadores dos pilares (foto1) e começamos o trabalho nos muros vizinhos.
No muro mais baixo, foi removida a terra no trecho que receberá a parede da casa (foto5). A terra removida foi transferida para o monte de terra limpa, que será usada na cobertura do bloco da frente.
Enquanto o caminhão não vinha, (estava marcado para 7h e chegou às 11h), conferimos os espaçadores dos pilares (foto1) e começamos o trabalho nos muros vizinhos.
No muro mais baixo, foi removida a terra no trecho que receberá a parede da casa (foto5). A terra removida foi transferida para o monte de terra limpa, que será usada na cobertura do bloco da frente.
9.11.08
7.11.08
hidráulica do lavabo + pilares!
6.11.08
5.11.08
concretagem da laje radier
Hoje o concreto foi pontual, logo pela manhã. Passou da obra também o encanador Rony, com quem conversei rapidamente; agendamos a instalação da tubulação de esgoto da ala direita da casa para sexta-feira. Assim, produzi lá mesmo, no escritório da obra, um desenho revisando a locação dos canos naquele trecho.
Na concretagem, foram consumidos 2 caminhões com 12m3 de concreto usinado (tivemos que aumentar em 1m3 o volume do segundo caminhão).
O passo seguinte será a confecção dos jogos de fôrmas dos pilares (com o madeirite plastificado e sarrafos encomendados hoje) e o cálculo de blocos selecta que usaremos nas paredes de divisa de lote, para que eles estejam na próxima semana na obra.
Na concretagem, foram consumidos 2 caminhões com 12m3 de concreto usinado (tivemos que aumentar em 1m3 o volume do segundo caminhão).
O passo seguinte será a confecção dos jogos de fôrmas dos pilares (com o madeirite plastificado e sarrafos encomendados hoje) e o cálculo de blocos selecta que usaremos nas paredes de divisa de lote, para que eles estejam na próxima semana na obra.
4.11.08
montagem da laje
Hoje cedo providenciei duas barras de 1'' de eletroduto rígido (de pvc preto) e as devidas conexões para efetuar a ligação do poste à caixa de distribuição. O eletricista João, que instalou o quadro no início da obra, voltou a campo para realizar o serviço.
Enquanto isso, o encarregado Cesário comandou a montagem dos ferros da laje radier, sobre a brita e o plástico que já cobriam as instalações de esgoto montadas ontem.
Amanhã cedo ainda será executado um trecho que contenção com tábua do concreto da laje e o concreto deve chegar a partir das 7h.
Enquanto isso, o encarregado Cesário comandou a montagem dos ferros da laje radier, sobre a brita e o plástico que já cobriam as instalações de esgoto montadas ontem.
Amanhã cedo ainda será executado um trecho que contenção com tábua do concreto da laje e o concreto deve chegar a partir das 7h.
3.11.08
contrapiso e tubulação
Hoje foi um dia movimentado na obra. Recebemos um reforço, outro Marcos, segundo filho do mestre Francisco.
De manhã, iniciamos o contrapiso da sala (abóboda plena). Foram posicionados o plástico preto e a tela metálica Q-138, quatro mais um corte, de acordo com o projeto. À tarde, iniciou-se a concretagem com concreto virado na obra. Alguns (poucos) eletrodutos foram embutidos no piso.
Enquanto isso, Rony e outros dois encanadores instalavam a tubulação do esgoto que ficará embutida na laje radier (ramal de ligação com a rede, lavanderia, vaso sanitário de serviço, prumada do banheiro superior e cozinha).
Também recebemos os blocos de concreto que serão usados na reconstrução-impermeabilização do muro de divisa (vizinho do terreno mais alto).
Amanhã, a correria continua, com o posicionamento dos eletrodutos que vão do poste ao quadro de distribuição e montagem dos ferros da laje.
Enquanto isso, segue o orçamento das madeiras para fôrmas e escoramento dos pilares do térreo e vigas do superior. Tudo isso deve ser concretado antes do final do ano.
De manhã, iniciamos o contrapiso da sala (abóboda plena). Foram posicionados o plástico preto e a tela metálica Q-138, quatro mais um corte, de acordo com o projeto. À tarde, iniciou-se a concretagem com concreto virado na obra. Alguns (poucos) eletrodutos foram embutidos no piso.
Enquanto isso, Rony e outros dois encanadores instalavam a tubulação do esgoto que ficará embutida na laje radier (ramal de ligação com a rede, lavanderia, vaso sanitário de serviço, prumada do banheiro superior e cozinha).
Também recebemos os blocos de concreto que serão usados na reconstrução-impermeabilização do muro de divisa (vizinho do terreno mais alto).
Amanhã, a correria continua, com o posicionamento dos eletrodutos que vão do poste ao quadro de distribuição e montagem dos ferros da laje.
Enquanto isso, segue o orçamento das madeiras para fôrmas e escoramento dos pilares do térreo e vigas do superior. Tudo isso deve ser concretado antes do final do ano.
Assinar:
Postagens (Atom)