28.10.09

arrumando a casa

Hoje, definitivamente assumimos o comando. Seu Francisco Mestre apareceu após 20 dias de ausência. Soltou algumas frentes de trabalho (os acabamentos de topo de viga que venho pedindo desde mais de mês), tentou argumentar que estava fazendo coisas não inclusas (esquecendo que a lixagem dos tijolos para tirar a amssa deveria ser por conta dele) e foi embora bem na hora em que a madeira dos batentes da abóboda grande chegou e que teríamos que resolver a questão do nível da soleira de amdeira com os pisos do assoalho e ladrilho (a cota do contrapiso - concretado no início da obra, portanto necessitando regularização! - está acima da do contrapiso novo, do bloco da frente da casa. Como teremos que subir o piso todo para igualar nível de assoalho e ladrilho, ok, mas isso foi um erro). Seu Francisco jura que o acabamento estará concluído até dia 20 de novembro (que, aliás, é um feriado), assim como jurou que estaria tudo pronto no final de setembro, quando o pagamento foi reparcelado para "durar" até novembro. Nem naquela época eu acreditei. Agora, a obra está andando, considerando os recursos (ou falta de). Aprendemos a nos virar sem mestre.

Por mim, o melhor a ser feito é depositar apenas o relativo ao salário dos trabalhadores, para "durar" até dezembro. Uma pessoa que comparece em torno de cinco dias ao trabalho não deve receber salário. Certo mesmo seria aumentar o salário do Seu Bahia e até eu deveria receber uma porcentagem pelo trabalho de encarregado (o orçamento das calhas demorou a ser feito porque o horário das visitas precisava coincidir com o meu, caso contrário não haveria quem passasse as instruções devidamente, só para dar um exemplo. Idem para a visita de instalação de coifa, realizada hoje mesmo - a instalação em si será mais adiante, mas hoje peguei orientações e orçamento).

Enquanto isso, o trabalho de pintura avança e o piso superior está quase todo branco de seladora e primeira demão de massa corrida.

15.10.09

impermeabilização com chocolate



Hoje, no meio de um monte de assuntos sérios e definições (liberação de espaço de trabalho para pintura, medição de vãos para fabricação das janelas, marcação dos rodapés para quebra com Joel, fechamento da compra do portão da garagem, tentativa de cotação dos rufos, compra de material de pintura, lixa para acabamento e de mais cimento para a proteção mecânica da impermeabilização, convocação do Ronne encanador para instalar a bacia no wc de serviço - que funcionará como canteiro de obras; convocação do serralheiro para remover a grade do vizinho da esquerda - para que o Seu Bahia possa rebocar o muro - e detalhamento dos vitrôs da frente da casa, também com o serralheiro), enfim, com tudo isso, fizemos uma pausa logo depois do almoço para um teste que eu tinha idealizado desde que vi pela primeira vez a equipe de impermeabilização trabalhando: o fogo do maçarico derrete a manta asfáltica e o impermeabilizador passa a colher no asfalto mole alisando a junta na sobreposição que emenda um pedaço de manta no outro.

Fiquei pensando se não seria possível fazer a mesma coisa para cobrir um bolo com chocolate. Comentei a idéia com o Jesuíno, impermeabilizador especialista em manta, que topou fazer o teste. De manhã cedo encomendei o bolo e, no começo da tarde, então, o teste foi feito e deu muito certo! Pensei que o bolo fosse queimar com a chama gorda do maçarico, mas não. Com o maçarico e uma faca (em vez da colher habitual), Jesuíno conseguiu cobrir o bolo com a mesma familiaridade com que fez a manta nos cinco lances de abóboda do telhado.

O maçarico e a colher são as ferramentas básicas do impermeabilizador. Para realizar o serviço, a empresa deixa na obra o gás, mas o maçarico quem carrega é o impermeabilizador. Cada um tem o seu.




13.10.09

preparando o salto...

Antonio pintor passou a lista de material de pintura para a parede lateral (vizinho da direita, que foi rebocada na semana passada);

Impermeabilização prosseguiu na cobertura;

Demolição avançou com Raí no fundo, mas precisamos desafogar a frente e encontrar a caixa de esgoto para que o wc possa ser trazido para a casa principal e a demolição totalmente concluída;

6.10.09

+ manta e andaime no vizinho



Hoje a equipe de impermeabilização avançou o trabalho de colocação da manta na cobertura. Dois gomos já estão totalmente impermeabilizados e prontos para o teste de estanqueidade (quem sabe, a própria chuva que cai constante agora à noite...)

Logo cedo, seu Bahia montou o andaime no vizinho da direita (olhando da rua), removeu a tela de proteção e começou a quebrar o execsso de massa entre os tijolos, preparando a parede para o reboco.

Nos trechos azulejados, Joel fez o rejunte e ficou perfeito! De fato, devemos azulejar os trechos de box nos wc's.

Raí continuou a demolição nos fundos do terreno. As telhas já foram todas removidas!

Da pintura da abóboda grande, apenas uma faixa foi deixada sem a última demão, que será feita apenas após a finalização total do reboco do abrigo das caixas d'água. O grande "nó" dessa parte tem sido a lixadeira (para todos os tijolos) que deve ser providenciada amanhã. Com a cobertura estanque, pode chover à vontade que há trabalho.

Seu Francisco esteve na obra e conversamos sobre os rodapés, azulejos e sobre os trabalhos na parte da frente da casa (pilares dos portões, calçada rampa, muro). Devo preparar um desenho disso e apresentar a ele ainda amanhã para fechar um orçamento.

Por incrível que pareça, com todo o transtorno que tivemos nesta obra com a mão-de-obra ao longo de 2009 (todo esse tempo apenas com um pedreiro - Seu Bahia - sem encarregado desde a partida do Cesário em janeiro e sem carpinteiro desde que São João chamou o Cícero de volta para a Bahia no começo de junho) e com todos os desafios propostos à equipe por uma estrutura pouco convencional, o cronograma está em dia, apontando para uma conclusão até o final do ano!



2.10.09

Em preto e branco


Atividades do dia:

-continuação da lixagem com Joel

-continuação da demolição com Raí

-seu Bahia organizando tudo (agora a cozinha da obra passou para o lavabo).

-pintura impermeabilização avançando "em branco e preto" (branco no domo maior, preto nos menores!)











1.10.09

Decisões de projeto


Não fui à obra de novo, mas avancei decisões: a fachada terá apenas 2 portões!!!! (Apenas um para acessar a garagem fechada!) vai ficar bonito sem a redundância!!!!

Também fiquei comparando orçamentos de portas e esquadrias.