31.10.08

valas para esgoto

Hoje, com a nova visita do encanador Rony à obra, quantificamos o material hidráulico da ala esquerda da casa para orçamento e compra. A equipe abriu uma vala para passagem do cano de saída do esgoto, que deverá correr sob a laje radier.

30.10.08

remoção de terra


Hoje foi iniciada a remoção da terra entre os baldrames, o tanto necessário para que se tenha profundidade suficiente (15cm) para a laje radier. A laje deverá ser concretada até 5cm do piso acabado. Nesses 5cm, deverão correr os eletrodutos de 3/4'' e os canos de água fria.

29.10.08

desforma das laterais


Hoje foram retiradas as madeiras laterais das vigas baldrames concretadas ontem. Houve também remoção de entulho.

Ainda não consegui a lista de materiais de hidráulica para a ala esquerda da casa (sempre no bloco da frente; não haverá intervenção de canos no bloco da sala).

28.10.08

concretagem dos baldrames do bloco da frente


dança dos carrinhos





últimos acertos pré-concretagem dos baldrames


Esperas de coluna de esgoto cinza e de esgoto negro; canos de 10mm de diâmetro posicionados atravessando os baldrames. O esgoto todo deverá correr por baixo da fundação.

27.10.08

ferragens nas valas





Hoje as ferragens foram colocadas de fato nas valas.

A princípio, os arranques dos pilares (ferros de espera que irão unir os blocos da fundação aos pilares do térreo) foram fixados pelo eixo (o que é mais comum, mas que não é o caso deste projeto). Levei um susto quando constatei a falha, enquanto conversava com o Rony, encanador que está trabalhando também no projeto executivo da hidráulica.

(na foto1, pilar posicionado no eixo do bloco). Amanhã, antes da concretagem, devem ser posicionados três arranques de canos de esgoto nas vigas baldrames (duas colunas de água cinza e uma de águas negras).

24.10.08

posicionamento das ferragens




Hoje a ferragem foi praticamente toda posicionada sobre as valas (ainda do lado de fora), enquanto os últimos trechos de vala eram abertos.

O madeiramento para nivelar o concreto também ficou pronto em toda borda dos bladrames.

23.10.08

concretagem programada




Hoje deu-se continuidade à preparação das valas e posicionamento dos ferros.

O grande desafio foi programar a concretagem. Tanto baldrames como a laje radier serão preenchidos com concreto usinado.

Apenas uma empresa estaria disponível para a próxima terça, dia 28, e foi com ela que fechamos os 12m3 necessários, (a R$240,00 o m3) que serão entregues em duas viagens. Não será utilizada bomba.

22.10.08

reunião de hidráulica




Hoje cedo encontrei o mestre Francisco e o encanador Rony na obra para conversar da execução das instalações de hidráulica, principalmente em função da concretagem das fundações. Ele apresentou alternativas que podem simplificar o desenho dos canos. Foi muito fundamental esta reunião com um profissional da execução.

Enquanto isso, continuam as escavações das valas e colocação das fôrmas para nivelar o concreto dos baldrames. A primeira etapa da concretagem, prevista para terça-feira, deve cobrir 25cm do fundo dos baldrames, a serem concluídos da segunda etapa, com a concretagem da laje radier (h=15cm). Para posicionar a hidráulica, usaremos peças de isopor, que devem garantir a passagem posterior da tubulação.

21.10.08

chapisco das valas

Valas chapiscadas e início do posicionamento das ferragens.



20.10.08

valas

Tonho e Cícero abrindo valas e vista geral com montes de terra e entulho.


17.10.08

montagem da caixaria

Brita espalhada no bloco do fundo, caixaria dos baldrames e remoção de terra e entulho.





15.10.08

caixaria e remoção da terra



Agora as vigas e blocos da parte da frente da casa precisam ser preparados, assim como as caixas de madeira que irão conter o concreto nos trechos em que o terreno está abaixo do nível do radier.

14.10.08

pós-concretagem


As estacas de madeira cravadas no chão indicam o nível do contrapiso acabado, do qual a terra deve chegar 10cm abaixo para receber a brita (3cm), o plástico e a tela metálica antes da concretagem do contrapiso (7cm).


A seguir, vigas e bloco desformados e vista geral com montes de terra retirada para nivelamento do terreno.



13.10.08

início concretagem baldrames


baldrames do bloco da sala (abóboda plena).

11.10.08

sábado no terreno


Terreno vazio esperando a chuva...

Não havia ninguém lá e eu estava sem a chave, mas do buraco do portão deu para ver que o bloco bl.1 já estava montado e incorporado à viga, assim como os estribos complementares (inclinados).

10.10.08

chegada dos ferros adicionais


Tonho e Cícero carregando ferragens dos pilares



Cesário testa o "implante" do estribo; as peças vieram com as dobras erradas, mas como as dimensões estavam corretas, será possível consertá-los no canteiro.